Nota: Para recolha das evidências relativas a esta lista de verificação utilize o ficheiro Excel: Recolha de evidências da Lista de verificação “10 aspetos críticos de acessibilidade funcional para aplicações móveis” (xlsx, 226KB)
A marcação explicíta no código do idioma em que se encontra a página de uma aplicação revela-se de extrema importância para quem usa tecnologias de apoio, nomeadamente para quem usa leitores de ecrã. Esta marcação é importante para que um leitor de ecrã consiga selecionar o sintetizador de fala mais adequando para ler um texto no idioma correto, não também para selecionar a tabela braille mais adequada para converter um texto em braille. O não cumprimento deste requisito dificulta ou impossibilita o acesso à aplicação por parte de pessoas cegas.
10.1 O idioma principal codificado na página da aplicação corresponde ao idioma escrito
- Ative o leitor de ecrã existente no sistema operativo (no iOS o VoiceOver; no Android o Talkback)
- Configure o leitor de ecrã para fazer uso do sintetizador de fala com deteção de múltiplas vozes (por defeito o VoiceOver e o TalkBack fazem uso deste tipo de sintetizadores)
- Leia uma página com o leitor de ecrã e verifique se o idioma que está a ser usado para ler, detetado automaticamente pelo leitor de ecrã, corresponde ao idioma do texto escrito.
Passa, se:
- a condição #3 é verdadeira.
Nota 1: esta verificação deve ser feita para cada página da aplicação.
Nota 2: desative quaisquer funcionalidades de Inteligência Artificial (IA) que possa estar a ser usada para deteção automática do idioma. O objetivo é verificar se a marcação de idioma se encontra explicitamente feita no código.
Referências: