Introdução ao Selo Ouro
No nível Ouro, para além dos requisitos Bronze e Prata, os sítios Web ou as aplicações móveis têm de ser submetidos a testes com utilizadores. Assim, quando um sítio Web ou uma aplicação móvel ostenta o Selo Ouro, sabe-se que o mesmo foi alvo de uma avaliação heurística de requisitos de acessibilidade e de usabilidade, validados pela AMA, e de testes de usabilidade com participantes com deficiência ou incapacidade.
Requisitos Ouro para sítios Web
Para além de cumprir com os requisitos do Selo Prata, pode concorrer ao Selo Ouro se adicionar à sua Declaração de Acessibilidade e Usabilidade:
- evidências em como realizou testes com utilizadores com deficiência. A evidência materializa-se com a anexação à Declaração do relatório dos testes.
No mínimo deve efetuar testes com 6 participantes:
- 4 participantes com deficiência, de preferência, de uma mesma tipologia. Por exemplo, se escolher pessoas cegas, os 4 participantes devem ser cegos e não 1 participante cego, 1 participante com baixa visão, 1 participante surdo, 1 participante com problemas motores;
- 2 participantes sem deficiência, que permitam servir de grupo de controlo à tipologia de participantes em análise.
Tendo em conta as declarações de desempenho funcional constantes da Norma Europeia EN 301 549, recomendamos estudos focados nas seguintes 10 tipologias:
- Utilização na ausência de visão
- Utilização com visão limitada
- Utilização na ausência de percepção da cor
- Utilização na ausência de audição
- Utilização com audição limitada
- Utilização na ausência de capacidade vocal
- Utilização com capacidade de manipulação e/ou força limitada
- Utilização com amplitude de movimentos limitada
- Utilização com Limitação do risco de desencadeamento de reações fotossensíveis
- Utilização com capacidades cognitivas limitadas