Nota: Para recolha das evidências relativas a esta lista de verificação utilize o ficheiro Excel: Recolha de evidências da Lista de verificação “10 aspetos críticos de acessibilidade funcional para aplicações móveis” (xlsx, 226KB)
Uma das caraterísticas mais distintivas dos dispositivos móveis é a existência de um ecrã sensível ao toque. No entanto, nem todos podem navegar ou inserir dados através de gestos ou toques precisos no ecrã. O conteúdo não deve impedir o uso de outros métodos de operar a interface ou de inserir dados que existem para além do toque no ecrã. É importante que os métodos de operação e inserção de dados disponíveis suportem dispositivos de entrada alternativos, como sejam os teclados externos, dispositivos apontadores, manipulos e outras opções acessíveis. A diversidade dos métodos de operação e inserção torna o conteúdo móvel mais acessível e utilizável a pessoas que têm dificuldade em usar ecrãs sensíveis ao toque.
4.1 Teclado virtual definido para o tipo de entrada de dados
- Liste os campos de edição para os seguintes tipos de entrada de dados: alfanumérico, numérico, email e URL.
- Verifique se para a tecnologia selecionada (p.e. Android, iOS), o tipo de teclado utilizado é o mais adequado ao tipo de entrada de dados.
Passa, se:
- a condição #2 é verdadeira.
Nota: a diversidade de teclados disponíveis não é exatamente igual em todas as tecnologias (p.e. Android e iOS dispõem de teclados diferenciados). Consulte a referência abaixo.
Referências:
- Verificação APPT-EM para o Critério de Sucesso 1.3.5 das WCAG 2.1. Para a análise é importante:
- Definir o tipo de conteúdo
- Definir o tipo de teclado
4.2 Métodos de entrada de dados simples e previsíveis
Situação A – alteração de contexto sem aviso prévio
- Introduza dados em todos os campos da página começando a partir do topo.
- Verifique se ao sair do último campo, esta saída provoca uma alteração automática imediata de contexto e que a interface não contém quaisquer informações que avisem previamente o utilizador de que tal vai acontecer.
Falha, se:
- a condição #2 é verdadeira. Se tal suceder, o conteúdo viola os requisitos de acessibilidade (Critério de Sucesso 3.2.2 das WCAG 2.1)
Nota: atente na exceção prevista no texto do Critério de Sucesso 3.2.2 das WCAG 2.1. O texto do critério é o seguinte:
“A alteração das configurações de qualquer componente de interface de utilizador não causa automaticamente uma alteração de contexto a não ser que o utilizador seja avisado do comportamento antes de utilizar a componente.”
Situação B – alteração de contexto sem aviso prévio
- Identifique todos os formulários existentes na página.
- Para cada botão de rádio, caixa de verificação ou item de lista de seleção, verifique se ao selecionar quaisquer um deles provoca o aparecimento de um novo ecrã.
- Para cada ecrã resultante do passo #2, verifique se o utilizador é avisado antecipadamente.
Passa, se:
- a condição #3 é verdadeira.
Nota 1: os métodos de entrada que não permitam entrada de dados de forma redundante via rato e teclado consideram-se não conformes.
Nota 2: os métodos de entrada invulgares, criados para uma aplicação em concreto, serão considerados complexos quando obrigarem a um número elevado de teclas para concluir um processo.
Referências:
4.3 Suporte a teclados e outros dispositivos de entrada, alternativos ao ecrã sensível ao toque
- Identifique todas as funcionalidades.
- Verifique que todas as funcionalidades podem ser acedidas usando apenas o teclado ou teclado presente na interface.
- Verifique que quando o foco é colocado sobre cada elemento, o mesmo permanece lá até que o utilizador o movimente.
Passa, se:
- as condições #2 e #3 são verdadeiras.
Nota: ligue ao seu dispositivo móvel um teclado, um teclado de conceitos ou um manipulo e um software de varrimento para efetuar os testes. Também pode usar um leitor de ecrã e testar com as diferentes modalidades de navegação disponíveis neste tipo de software.
Referências: