Nota: Para recolha das evidências relativas a esta lista de verificação utilize o ficheiro Excel: Recolha de evidências da Lista de verificação “10 aspetos críticos de acessibilidade funcional para aplicações móveis” (xlsx, 226KB)
Tal como num sítio Web, ou em qualquer outra plataforma digital, a disponibilização de alternativas em texto é crítica. Esta técnica permite que os utilizadores de tecnologias de apoio, mas também todos aqueles que tenham conexões lentas à Internet ou que, por qualquer razão técnica ou ambiental, se vejam impedidos de aceder a uma imagem, um gráfico, um vídeo ou um registo áudio, disponham de uma forma alternativa em texto que lhes permita aceder à mensagem veiculada por aqueles.
8.1 Conteúdo gráfico tem um alternativo em texto acessível
Situação A. Para situações em que uma descrição curta (cerca de 100 caracteres) pode servir o mesmo propósito e apresentar a mesma informação existente no conteúdo não-texto.
- Remova, esconda, ou mascare o conteúdo não-texto
- Substitua-o pelo texto alternativo disponibilizado
- Verifique que nada é perdido (o propósito do conteúdo não-texto é satisfeito pelo alternativo em texto)
- Se o conteúdo não-texto contém palavras que são importantes à compreensão do conteúdo, as palavras também fazem parte do alternativo em texto
Passa, se:
- a condição #3 é verdadeira.
- se o conteúdo não-texto contém palavras que são importantes à compreensão do conteúdo, então a condição #4 tem de ser igualmente verdadeira.
Situação B. Para situações em que uma descrição curta não pode servir o mesmo propósito e apresentar a mesma informação existente no conteúdo não-texto (e.g., um gráfico estatístico ou um diagrama)
- Remova, esconda ou mascare o conteúdo não-texto
- Substitua-o pela descrição longa disponibilizada
- Verifique que a descrição longa transmite a mesma informação transmitida pelo conteúdo não texto.
Passa, se:
- a condição #3 é verdadeira.
Referências:
8.2 Vídeos contêm legendas sincronizadas e sem erros
- Ative a funcionalidade legenda fechada (CC) do leitor de multimédia
- Visualize o conteúdo multimédia sincronizado
- Verifique que as legendas (de todos os diálogos e de todos os sons importantes) estão visíveis
Passa, se:
- a condição #3 é verdadeira.
- Remova, esconda ou mascare o conteúdo não-texto
- Substitua-o pela descrição longa disponibilizada
- Verifique que a descrição longa transmite a mesma informação transmitida pelo conteúdo não texto.
Passa, se:
- a condição #3 é verdadeira.
Nota 1: o apelo a “sem erros” significa que as legendas existentes não são baseadas apenas em ferramentas automáticas de transcrição existentes no leitor de multimédia.
Nota 2: preferencialmente a informação alternativa deve ser disponibilizada em formato de legendas sincronizadas com o vídeo. Caso não seja possível aceita-se a transcrição à parte do vídeo.
Referências:
8.3 Vídeos contêm, se necessário, áudiodescrição
- Abra a versão do vídeo que contém a audiodescrição
- Oiça o vídeo
- Verifique se nos intervalos dos diálogos são fornecidas informações sobre o conteúdo visual
- Se a versão ou versões alternativas estiverem numa página à parte, verifique se existem links que permitam ao utilizador chegar às várias versões
Passa, se:
- a condição #3 e #4 são verdadeiras.
Nota: se o vídeo passar uma quantidade significativa de informação apenas através do conteúdo visual e o mesmo não tiver audiodescrição, não passará este critério. Entende-se por quantidade significativa mais de 50% das mensagens transmitidas pelo vídeo.
Referências:
8.4 Textos e não imagens de texto são usados sempre que possível
- Verifique se existem imagens de texto
- Verifique se as imagens de texto não podem ser apresentadas em texto puro com estilo via CSS
Passa, se:
- a condição #2 é verdadeira.
Nota: A Técnica C30 das WCAG 2.1 abre a possibilidade de, caso não seja possível ou desejável remover a apresentação que faz uso das imagens de texto, disponibilizar um mecanismo que permita duas visualizações: com imagens de texto e sem imagens de texto. Esta última com estilo totalmente controlado por CSS. Caso este mecanismo exista na página, ele deve ser considerado como válido para satisfação do requisito.
Referências: